quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Se não for hoje, um dia será. Algumas coisas, por mais impossiveis e malucas que pareçam, a gente sabe, bem no fundo, que foram feitas para um dia dar certo.

Você tem me ganhado nos detalhes e aposto que nem desconfia.
Como dizia Voltaire, “Resolvi ser feliz porque é melhor para a saúde.”...
O destino da felicidade, me foi traçado no berço...
Eu não quero pensar no que virá: quero pensar no que é. Agora. No que está sendo
Não vamos enlouquecer, nem nos matar, nem desistir. Pelo contrário: vamos ficar ótimos e incomodar bastante ainda.
Comece - ironicamente - seguindo o conselho de quem deixou de te amar. Cuide de você
Tem gente que tem esse dom. De não ser feliz e querer enferrujar o sorriso alheio...
Pare de correr atrás, pare de se importar. Seja indisponível, desapegue. Pessoas gostam, do que não têm....Um dia a gente aprende a conviver com uns... E a sobreviver sem outros...
Você sempre viveu sem ele, e continuará vivendo.
Venha quando quiser, ligue, chame, escreva – tem espaço na casa e no coração, só não se perca de mim.
A porcentagem é útil para para representar de uma maneira prática o "quanto" de um "todo" se está referenciando.

Por exemplo, se temos 100 caixas, sendo que 40 delas estão cheias de areia, dizemos que 40% ("40 partes de 100", ou seja, 40 partes de 100 caixas, logo são 40 caixas) estão lotadas, e que as restantes estão vazias (60 caixas, ou 60% nesse caso).

O cálculo de porcentagem é bem simples. Normalmente se usa a regra de três simples e direta.

Se tivéssemos 200 caixas, e 50 delas estivessem com areia, qual seria a % de caixas vazias?

Fazendo a famosa continha de menos, descobrimos que 150 estão vazias. Aplicando a regra de três para descobrir a porcentagem:

200 -> 100%

150 -> x

200x = 15000
2x = 150
x = 75
x = 75%

Concluindo: 75% das caixas estão vazias (que representam 150 caixas)

É vital lembrar que 1% é igual á 1/100 . Pode ser que que em alguns vestibulares você encontre problemas do tipo:

(30%)2 = (30/100)2 = 0,32 = 0,09 = 9/100 = 9%

10050% = 10050/100 = 1000,5 = 10
1ª pessoa - orador (que fala)

2ª pessoa - interlocutor (com quem se fala)

3ª pessoa - assunto (de que se fala)

Número = varia a forma verbal para indicar o número de sujeitos a que se refere

Singular - refere-se a um único sujeito. Por exemplo, o menino fala.

Plural - refere-se a mais de um sujeito. Por exemplo, os meninos falam.

Tempo = varia a forma verbal para indicar o tempo em que o fato ocorre.

Presente - indica que a ação acontece durante o momento em que se fala. Por exemplo, eu estudo.

Pretérito - indica que a ação aconteceu antes de se falar. Por exemplo, eu estudei.

Futuro - indica que a ação vai acontecer depois de se falar. Por exemplo, eu estudarei.

Modo = varia a forma verbal para indicar o modo em que ocorre o fato.

Indicativo - indica uma certeza, uma realidade. Por exemplo, eu sempre estudo.

Subjuntivo - indica uma dúvida, uma possibilidade. Por exemplo, talvez eu estude amanhã.

Imperativo - indica uma ordem, um pedido. Por exemplo, estuda agora, menino.

Além dos três modos verbais, existem as três formas nominais, observe:

Infinitivo - passa a substantivo. Por exemplo, o correr…

Gerúndio - passa a substantivo. Por exemplo, o formando…

Particípio - passa a substantivo ou adjetivo. Por exemplo, o feito… e o trabalho realizado.

Voz = indica se o sujeito pratica ou recebe a ação.

Ativa - o sujeito pratica a ação, por isso é um sujeito agente. Por exemplo, o soldado invadiu o velho casarão.

Passiva - o sujeito sofre a ação, por isso é um sujeito paciente. Por exemplo, o velho casarão foi invadido pelo soldado(forma analítica); invadiu-se um velho casarão(forma sintética ou pronominal).

Reflexiva - o sujeito pratica e recebe a ação. Por exemplo, eu me olhei ao espelho. A menina feriu-se. A moça vestiu-se rapidamente.
1ª pessoa - orador (que fala)

2ª pessoa - interlocutor (com quem se fala)

3ª pessoa - assunto (de que se fala)

Número = varia a forma verbal para indicar o número de sujeitos a que se refere

Singular - refere-se a um único sujeito. Por exemplo, o menino fala.

Plural - refere-se a mais de um sujeito. Por exemplo, os meninos falam.

Tempo = varia a forma verbal para indicar o tempo em que o fato ocorre.

Presente - indica que a ação acontece durante o momento em que se fala. Por exemplo, eu estudo.

Pretérito - indica que a ação aconteceu antes de se falar. Por exemplo, eu estudei.

Futuro - indica que a ação vai acontecer depois de se falar. Por exemplo, eu estudarei.

Modo = varia a forma verbal para indicar o modo em que ocorre o fato.

Indicativo - indica uma certeza, uma realidade. Por exemplo, eu sempre estudo.

Subjuntivo - indica uma dúvida, uma possibilidade. Por exemplo, talvez eu estude amanhã.

Imperativo - indica uma ordem, um pedido. Por exemplo, estuda agora, menino.

Além dos três modos verbais, existem as três formas nominais, observe:

Infinitivo - passa a substantivo. Por exemplo, o correr…

Gerúndio - passa a substantivo. Por exemplo, o formando…

Particípio - passa a substantivo ou adjetivo. Por exemplo, o feito… e o trabalho realizado.

Voz = indica se o sujeito pratica ou recebe a ação.

Ativa - o sujeito pratica a ação, por isso é um sujeito agente. Por exemplo, o soldado invadiu o velho casarão.

Passiva - o sujeito sofre a ação, por isso é um sujeito paciente. Por exemplo, o velho casarão foi invadido pelo soldado(forma analítica); invadiu-se um velho casarão(forma sintética ou pronominal).

Reflexiva - o sujeito pratica e recebe a ação. Por exemplo, eu me olhei ao espelho. A menina feriu-se. A moça vestiu-se rapidamente.